quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Estudantes de Gurupi são alvo de campanha contra hanseníase, verminoses e tracoma


Jeeferson Ferrari/Secom
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira (20), a abertura oficial da campanha contra hanseníase, verminose e tracoma. A campanha tem como tema “Prevenção e Saúde também são matérias da escola” , realizada nas escolas das redes municipal e estadual de ensino.
O evento de abertura aconteceu na Escola Municipal Antônio de Almeida Veras e foi abrilhantado pela  Banda de Música da Polícia Militar, tendo ainda a presença de vários profissionais da área da saúde. 
A coordenadora do Programa de Hanseníase do município, Mônica Paula Oliveira está à frente da campanha em Gurupi e enfatiza que a meta é alcançar 10 escolas estaduais e municipais, contemplando mais de três mil alunos na faixa etária dos 5 aos 14 anos no município.
Segundo a coordenada, para o enfrentamento da hanseníase a estratégia é o uso de relatórios de autoimagem. ‘‘Os alunos vão levar os relatórios para casa com o desenho do corpo humano onde eles vão marcar onde há manchas sugestivas para hanseníase. Lembrando que hanseníase é toda mancha que apresenta falta de sensibilidade. Dependendo dessa mancha, o paciente será encaminhado para uma análise mais detalhada em uma unidade de saúde’’, informa Mônica.
A diretora da escola Iracilda Alves da Silva, abriu as portas da unidade escolar e falou da importância da parceria com Secretaria Municipal da Saúde, uma vez que os próprios alunos são os beneficiados com a ação. “Estamos felizes em receber esta ação e sei que os resultados serão de imediato, uma vez que nossos alunos estando saudáveis, com certeza o aprendizado será bem maior”, destacou a diretora.    
A aluna do 9º ano, Carla Cristina, 14 anos, afirmou que o programa tem significados positivos e que pode ajudar a comunidade. “E muito bom fazer, estes exames, pois a partir deles podemos descobrir em tempo possíveis danos à visão. Sei que com o diagnostico em mãos,  o tratamento pode vir mais cedo e assim aumentar a chance de cura”, afirmou.
Sobre a doença
A tracoma é uma doença crônica considerada endêmica no Brasil, caracterizada pela inflamação nos olhos e é transmitida por contato direto e indireto. Para o combate dentro das escolas serão escolhidas 300 crianças de forma aleatória para fazerem os exames oculares.
Já contra a Verminose todas as crianças de 5 a 14 anos, com a autorização dos pais, vão receber o tratamento com vermífugos.
Enquanto a hanseníase é marcada pela presença de machas no corpo que não apresentam sensibilidade. As verminoses são doenças causadas por vermes e apresentam sintomas como dores abdominais, vômitos, anemia e em casos mais graves pode comprometer a atividade cerebral.
A campanha se estende até dia 26 e durante esses dias as equipes compostas por enfermeiros, agentes comunitários de saúde, psicólogos e fisioterapeutas. (Doris Barros/Secom)

0 comentários:

Postar um comentário